Dia 27 de setembro. Dia de São Cosme e São Damião

Rosilda Cruz 12/09/2009 Comentários

CARURU DE COSMINHO - ROSILDA CRUZ

São Cosme e São Damião são santos católicos com grande receptividade entre as camadas afro-brasileiras do Recôncavo baiano. Seus nomes de batismo são Acta e Passio, nascidos na Arábia do século III, de família nobre e cristã. Os irmãos gêmeos estudaram medicina na Síria e exerciam a profissão gratuitamente. Acusados de feitiçaria, por realizarem milagres, foram jogados de um despenhadeiro – Assim conta a história. Em outras versões ouve-se que tentaram matá-los de várias formas, mas não conseguiram. Por fim foram degolados. Entre seus milagres estão a cura e a materialização (após a morte) para ajudar crianças vítimas de violência.

São Cosme e São Damião

São Cosme e São Damião

São associados aos Ibejís, divindades gêmeas do Candomblé. Apesar do catolicismo oficial venerar a figura de Cosme e Damião como santos adultos e que dedicaram a vida a praticar a medicina caridosa, os mesmos santos “correspondem” a entidades infantis nos cultos afro – brasileiros, e é justamente dessa maneira que Cosme e Damião são venerados pela ma ior parte de seus devotos: os santos meninos.

Pessoas devotas , crianças, católicos, pais-de-santo, babalorixás, vendedores ambulantes do souvenir dos santos, simpatizantes, toda essa gente devota segue em clara romaria até o bairro da Liberdade, precisamente á Paróquia dos Santos Cosme e Damião, no dia 27 de setembro. Durante todo o dia de São Cosme e São Damião, são várias celebrações com procissão, missas  durante o dia e uma celebração do Cardeal á noite.

caruru por emile

O preparo do caruru de São Cosme e São Damião

Os devotos de São Cosme e Damião costumam “dar Caruru de Cosminho” em suas casas durante o mês de setembro e principalmente no seu dia: 27 de setembro. A festa já começa durante os preparativos, e mexe com todo o comércio de feiras em Salvador, quando se tem uma procura maior dos ingredientes para a grande festa e quando a família se reúne para cortar os quiabos em forma de cruz e depois em extreitas rodelas, preparar os temperos, torrar e triturar o amendoim e a castanha, temperar a galinha e fazer os seus pedidos também. A quantidade dos quiabos do Caruru, geralmente chegam aos milhares, a depender da promessa, devem ser cortados por quem está oferecendo, mas vale a ajudas de participantes voluntários que também fazem a sua reza e pedidos aos santos gêmeos.

caruru de São Cosme e São Damião

Abará, acarajé, pipoca e cana cortada em tiras fazem parte do típíco prato do Caruru de Cosminho

Nas proximidades do dia 27 de setembro, é comum encontrar, pelas ruas da Bahia, crianças, adultos , a espera de um prato de caruru, aliás, na Bahia, não se diz São Cosme e São Damião e sim São Cosme e Damião), para o caruru dos santos. A dupla imagem de madeira ou uma simples gravura emoldurada é exposta numa caixa enfeitada em papel de seda colorido, envolta em fitas e cheia de flores, rosas ou flores de laranjeira, muitas vezes. Não se pode comemorar santos tão populares nos lares baianos sem que se peça esmola para a missa.

CB- CARURU1

Uma mesa farta e muitos doces fazem a festa no dia 27 de setembro

Vale tudo para se fartar de uma prato de caruru: pode-se ir às ruas, sem a menor cerimônia, e esperar que pessoas simplesmente ofereçam as quentinhas do farto prato ou pode-se ir até a casa de familiares e amigos durante o período do mês de setembro para prestigiar os santos e saborear as iguarias afro-baianas.

caruru de São Cosme e São Damião

Ovo cozinho cortado em rodelas, inhame, batata doce e abóbora

Grande também é o número de lares baianos que festejam o grande dia dedicado aos dois mártires da Igreja. Tão populares como São João, como Santo Antônio, os dois santos têm a sua festa comemorada sobretudo com um grande almoço, o caruru dos santos.

São Cosme e São Damião

No candomblé Cosme e Damião são filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os santos gêmeos possuem muitos simpatizantes e devotos, estes que todo ano fazem caruru para eles, chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi) cita em seu livro “Cosme e Damião, O culto dos santos gêmeos no Brasil e na África” por Vivaldo da Costa Lima.

Em casa em que haja gêmeos: ou que os santos tenham evitado partos gêmeos. Ou que promovam a festa como tradição de família. Nenhum dia melhor para se saborear um grande almoço da cozinha baiana do que o 27 de setembro.

_DSC0050

Em casa onde existam Cosme e Damião, não entra epidemia, porque eles foram sempre considerados advogados contra “feitiços, bruxarias, mau olhado e espinhela caída”. Isso quanto às origens européias da devoção. No que se refere ao ramo africano, sabe-se que foram os nagôs que nos trouxeram os seus gêmos, Ibeji, transformados numa das maiores tradições vivas das populações baianas, especialmente. Nas casas de famílias católicas, suas imagens são comumente encontradas, em oratórios, pequenos altares ou simples prateleiras reservadas. No seu dia, estes pequenos altares tem desde de simples velas acesas, a oferendas como mel, caruru, balas e farofas de azeite. É comum també, distribuir pequenos saquinhos recheados de doces, balas e brinquedos as crianças nas ruas, comunidades onde se habita.

São Cosme e São Damião

Tem que ter muitos doces na festa de São Cosme e São Damião

Desde a véspera, a movimentação todas é em torno da finalização do preparo da comida de preceito: caruru, vatapá, muito camarão seco, leite de coco, azeite, milho branco, feijão preto, feijão fradinho, ximxim de galinha, arroz branco, farofa de mel, banana da terra frita, amendoim assado,coco seco cortado em tirinhas,inhame, abóbora, batata doce, pipoca, rapadura, cana cortada,acarajé, abará e ovo em rodelas.

São Cosme e São Damião

De origem Africana, a comida baiana se revela na festa de São Cosme e São Damião

Os primeiros a serem servidos são os donos da festa: São Cosme e São Damião. As oferendas são precisamente colocadas no altar decorado para a ocasião Procedida a cerimônia, chamam-se os sete meninos, especialmente convidados para iniciar a comilança. A tradição manda que se prepare uma roda de sete meninos. Geralmente é colocada uma toalha de mesa no chão e as crianças se sentam ao redor. Eles geralmente sentam-se no chão e comem em pequenos pratinhos de barro, ou em um único grande prato como uma bacia. Não usam talheres, usam as mãos. Mas algumas mudanças já ocorrem em torno da tradição do Caruru de cosminho como misturar meninos e meninas, comer com talheres; ao final eles levantam-se e juntos cantam a musica de Cosminho juntos com os outros convidados da festa.

“São Cosme mandou fazer
A sua camisa azul
No dia da festa dele
São Cosme quer Caruru
Vadeia Cosme, vadeia!
Vadeia Cosme, vadeia!”

“Cosme e Damião
Vêm comer teu Caruru
Que é de todo ano
Fazer Caruru pra tu

Vem cá, vem cá, Dois-dois
Vem cá, vem cá, Dois-dois

CAruru

Comer um “pratinho” de caruru já faz parte da cultura baiana. D. Antônia, devota de Santo Antõnio, já perdeu as contas de quantos carurús já fez em companhia da família.

E já os garotos estão comendo, no seu lambuzado e na sua alegria, e os adultos, em redor, cantam deliciosas toadas. Se acabam, levantam a tigela e cantam:

Vamos levantar
O Cruzeiro de Jesus
No céu, no céu, no céu
A Santa Cruz

Antes, outras canções são entoadas, com grande entusiasmo dos presentes, meninos ou adultos:

São Cosme me mandou fazer
Uma camisinha azul
Quando chega o dia dele
São Cosme quer caruru

CARURU DE COSMINHO - ROSILDA CRUZ

E mais:

São Cosme e São Damião
Cheira cravo, cheira rosa
Cheira flor de laranjeira
Vadeia Cosme, vadeia
Vadeia Cosme na areia

O jornalista e poeta Cláudio Tuiuti Tavares recolheu, em excelente estudo sobre Ibeji, variantes destas cantigas e numerosas outras como:

Cadê sua camisa
Dois-dois!
Dois jogando bola
Com ela
Dois jogando bola
Quem não tem pena
Mamãe
Quem não tem dó
De ver Dois-dois
Na roda
Brincando só
Cosme e Damião
Ogum e Alabá
Vamos catar conchinha
Na beira do mar

 

Os apreciadores da festa e do farto prato típico têm lugar certo para comê-lo gratuitamente do seu grande dia de festejo: Caruru dos Sete Poetas, Mercado das Sete Portas, Instituto de Artesanato Mauá, Mercado de Santa Bárbara, Mercado Modelo.
Padroeiro dos farmacêuticos, médicos, babeiros e cabeleireiros, São Cosme e Damião protege as crianças , os orfanatos, creches,as doceiras filhos em casa, além de proteger com doençcas como hérnia e a peste.Os emblemas dos santos são caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

CARURU DE COSMINHO - ROSILDA CRUZ

Por que sete meninos são convidados de honra para o almoço de Cosme e Damião?
Havia sete irmãos: Cosme, Damião, Doú, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi, todos mabaças, e é por isso que se torna necessário dar o caruru em honra de sete meninos, especialmente convidados.
Mas, se os festejos são profanos, como os famosos carurus, se das igrejas católicas saem procissões dos dois mártires, como a da Lapa à Soledade, nos terreiros dos candomblés se realizam durante todo o dia cerimônias e as mesmas comidas também são esmeradas para que Ibeji sinta, para sua maior glória, a fé dos seus devotos.

Um mês depois, no dia 25 de outubro, as cerimônias se repetem, embora com menos intensidade: comemora-se a festa de São Crispim e Crispiniano, também mabaças e confundidos na crendice popular com Cosme e Damião, cujas imagenzinhas com sua palma, sua pena e seu livro, estão em quase todos os lares da Bahia, de negros ou de brancos, de pobres ou de ricos, que tenham coração para crer, com sua fé inabalável, nos grandes protetores da saúde da espécie humana.

(TAVARES, Odorico. Bahia; imagens da terra e do povo)

Fontes: www.dihitt.com.br/noticia/o-caruru-de-cosme-e-damiao
http://www.jangadabrasil.com.br/setembro13/fe13090a.htm Wikipédia

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.3/10 (6 votes cast)

Dia 27 de setembro. Dia de São Cosme e São Damião, 9.3 out of 10 based on 6 ratings

Be Sociable, Share!

Comentários

  1. Heloisa disse:

    Excelente matéria. Parbéns!

  2. Alessandra disse:

    ADORE VCS FALARAM MUITO BEM SOBRE A FESTA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO SOU DO RIO DE JANEIRO E JA CORRI MUITO ATRAZ DE DOCES DE COSMINHO HOJE MORRO EM SALVADOR BAHIA E SINTO MUITA FALTA DISSO TUDO GOSTARIA DE SER CRIANÇA DE NOVO AS CRIANÇAS DE HOJE NÃO TEM A MESMA ALEGRIA DE ANTES MAIS MINQUEM ESQUECE DIA 27 DE SETEMBRO DIA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO DIA DE MUITA ALEGRIA MUITO AXE PARA TODOS NÓS

  3. Luiza Meira disse:

    Emocionante!!
    E viva São Cosme e São Damião!!!

  4. diego disse:

    Só faltava falar porque da doce no dia 27 de setembro.

    Só que eu adorei o saite nota 100.

  5. julia disse:

    adorei essas coisas da bahia não sou de la ais adorei,sou de são benedito

  6. terezinha disse:

    já era devota de COSME e DAMIÂO e reforçou minha fé.

  7. christiane disse:

    Amei sua matéria. Ótima p/ refrescar a memória das nossas tradicões

  8. Fábio Andrade disse:

    Olá realmente divina a matéria apresentada e por coincidência a Tv Saravá esta preparando um programa falando sobre ibejis, gostaria de realizar uma entrevista com vc acerca das festividades para ibejis em salvador aguardo retorno via e-mail
    Fàbio Andrade
    Diretor da Tv Saravá

  9. Obrigada e parabéns!

  10. Antonio Carlos Alves disse:

    parabens,
    Sou escritor e pesquisador, até então não vi nenhuma matéria tão completa sobre os irmãos ibejis. Nem mesmo em livros e revistas que tratam do assunto afr0-brasileiro.

  11. shirleyde aparewcida disse:

    bom gostei muito de tudo que vi sobre os cosmes e que eles e deus te desempre a graça de publicar sobre eles.

  12. davi disse:

    eu amei essa reportagem façam+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++muito ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

  13. davi disse:

    tyhau

  14. Damiana disse:

    Me chamo Damiana, por ter nascido no dia 27 de setembro. Fiquei feliz e honrada com
    a matéria. Aprendi um pouco mais sobre os santos pois sou devota e fã!!!
    Parabéns!!! Viva a Bahia e o Povo Afro-Brasileiro!!!

  15. Parabéns Damiana!!! E muito obrigada.

  16. Rosana Cortes disse:

    Vcs ainda não estão no Facebook… demourou de publicar este maravilhoso artigo lá tambem,,,Xau.. Adorei vcs…

  17. sonia maria vieira disse:

    Adorei tudo ,aprendi mais.
    Sou filha de Inasã adoro crianças

  18. iron inacio de brito neo disse:

    sou raspado no cadomble sou devoto de todos os orixas caboclos e etc,
    mas cosme e damiao mexe muito comigo por isso dia 12 de outubro eu
    agradeço por existirem cosme e damiao e minha mae oxum e todos os orixas
    obrigado por voces existirem axe para todos.

  19. iron inacio de brito neo disse:

    sou raspado no cadomble sou devoto de todos os orixas caboclos e etc mas cosme e damiao meche muito comigo por isso dia 12 de outubro eu
    agradeso por existeren cosme e damiao e minha mae oxum e todos os orixas
    obrigado por voces existirem axe para todos eu sei que dia de cosme e damiao e dia 27 de setembro mas para min todos os dias sao dia de todos os orixas axe .

  20. vania almeida disse:

    Faça e me com convide dia 27 de setembro de 2011

  21. Maria disse:

    só falta revelar quem é o gato na ultima foto.. rs

  22. POLIANA disse:

    EU TAMBEM GOSTO MUITO DE SAO COSME E SAO DAMIAO MINHA VO TEM UM CENTRO E TODO ANO FESTEJA A FESTA DE DSAO COSME.COM CARURU,DOCES E TD QUE TEM DIREITO.

  23. roseilda pereira disse:

    tudo na vida é uma benção,igualmente são cosmo e damião,duas benção de deus na terra.

  24. damião disse:

    ola sou de corumbá-ms, mas estou morando em campo grande-ms capital,gente parece que uma coisa sou devoto de são jorge e tambem de são cosme e são damião, toda vez quando esta perto das festa deles eu entrou no vermelho parece uma coisa mas é isso salve cosme e damião.

    damião-30 anos

  25. rogerio disse:

    vivaaa…á são cosme e são damiãoooo…!!!
    já recebe muitas graças por sua intercesão, eles protejem mesmo as crianças e a todos que recorrem a eles com fé,amor e simplicidade. São cosme e são damião, rogai por nós ! e viva a Igreja Católica apostolica romana.

  26. eliane disse:

    adorei viva sao cosme e damiao.

  27. rose disse:

    adorei ler sobre são cosme e são damião, eles fazem parte da minha infancia, quando saia desembestada pelas ruas de recife a procura de alguma casa estivessem dando saquinhos de doces e bonecas vestidas de india, hj tenho dois filhos e peço sempre a proteção de são cosme e são damião para eles.

  28. maryanna caxias disse:

    eu amei a materia porque eu gosto de sao cosme e sao damiao apesar de ser a primeira vez que eu vejo uma reportagem falando deles bjs e muita saude para todos os devotos dos irmaos cosme e damiao valeu brasil

  29. Tânia Ribeiro disse:

    VIVA OS AMADOS SANTOS GEMEOS s. COSME E S. DAMIÃO

  30. Michel Almeida disse:

    Minhã mãe oferece todo ano o caruru de cosme e damião, como existem mitos sobre a oferenda de caruru (para os leigo no assunto ) resolvi ler um pouco mais para disseminar um pouco mais essa cultura. Com esse material aprendi e repassarei de agora por diante.

    Viva cosme e Damião.

  31. sil disse:

    sou devota de cosmi e damiao a 17 anos eu dou doçes a crianças por uma graça alcançada

  32. Paula Moura Parnahyba disse:

    Para vocês que não sabem: HOJE (27/09) não celebrado o dia de S. Cosme e S. Damião pela IGREJA CATÓLICA, foi celebrado ontem (26/06) e SEMPRE FOI ASSIM! Quem a IGREJA CATÓLICA celebra hoje é S. Vicente de Paulo. Hoje S. Cosme e S. Damião celebrados pelas religiões afro-brasileiras e isso NADA TEM A VER com a IGREJA CATÓLICA!

    Deixo aqui 2 fontes Católicas para pesquisa:

    http://www.cnbb.org.br/liturgia/app/user/user/UserView.php

    http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=3635&id=

  33. Helena disse:

    Parabéns pela matéria.
    Viva os santos gêmios e médicos São Cosme e São Damião!

  34. Helena Macedo disse:

    Parabéns pelo conteúdo da natéria.
    Viva os santos gêmeos e médicos São Cosme e São Damião!

  35. José Eduardo Poloni Rizzato disse:

    Excelente matéria sobre São Cosme e São Damião.Que São Cosme e São Damião abençoe a todos no seu dia, assim como nos demais dias de nossas vidas.

  36. ELISANGELA disse:

    SALVE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO!
    SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, PROTEJA AS CRIANÇAS DO MUNDO E A TODOS NÓS. AMÉM.

  37. Oi pessoal, muito esclarecedora esta postagem sobre Cosme, Damião e os sete meninos, fico feliz em ver alguém contar nossa história e propagar nossa cultura assim deste jeito, com profudindade e conhecimento.
    Parabéns,
    Marcos.:)

  38. fernanda disse:

    DIA 01/10/2011

    BOM DIA GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUEM QUE PODERIA MIM DIZER QUAIS SAO OS INGREDIENTES COMPLETO QUE EU TENHO QUE COMPRAR PARA FAZER UM CARURU PARA 20 PESOAS NO DIA 08/10/2011
    AGADECO MUINTO PELA ATENCAO OBRIGADO

    GRATA :

  39. Edilza Suzart disse:

    Obrigada pela reportagem e OBRIGADA S. Cosme e S.Damião pela graça alcançada.

  40. valdemir cruz disse:

    Gostaria de saber se alguem conhece alguma igreja catolica de são cosme e damião e onde fica

  41. Olá Valdemir, obrigada por visitar o nosso site e seja bem vindo. A Igreja de São Cosme e Damião
    fica no bairro da Liberdade, na rua Lima e Silva, Nº281 e o número do telefone é (71) 3242-2292.Geralmente o horário de funcionamento são estes: Segunda das 11 às 13h e das 17 às 20h; Terça a Sábado das 9 às 13h e das 17h às 20h e Domingo das 6 às 11h e das 17 às 19h30.
    Horário das Missas: Segunda: 12h e 18h30.
    Terça, Quarta e Sexta: 18h30.
    Quinta: 12h.
    Sábado: 17h.
    Domingo: 7h e 18h.

    Até mais
    Rosilda

  42. [...] se serve o caruru do cosminho. Os fiéis pagam promessa oferecendo o caruru para os santos e cada quiabo deve ser cortado em cruz, depois em rodelas pequenas. Dependendo da promessa, milhares de quiabos devem ser cortados e muita [...]