ORKESTRA RUMPILEZZ

Rosilda Cruz 05/06/2009 Comentários

Formada por cinco músicos de percussão (atabaques, surdos, timbaus, caixa, agogô, pandeiro, caxixi) e 14 músicos de sopro (4 trompetes, 4 trombones, 2 saxes alto, 2 saxes tenor, 1 sax barítono e 1 tuba), a Orquestra Rumpilezz  tem uma sonoridade particular, misturando ritmos do Candomblé, religião originária da África, trazida ao Brasil pelos africanos escravizados na época da colonização brasileira e a tradição filarmônica  como participar dos festivais anuais das filarmônicas, que faz parte da cultura baiana.

Rumpilezz

Rumpilezz

No nome já está evidente o conceito da orquestra, pois congrega o nome dos três atabaques do Candomblé: o Rum, o Rumpi e o Lé , que são atabaques chamados de Ilubatá ou Ilú na nação Ketu, e Ngoma na nação Angola, mas todas as nações adotaram esses nomes Rum, Rumpi e Le para os atabaques, apesar de ser denominação Jeje. Essa é a diferença entre o atabaque do candomblé e do atabaque instrumento musical comprado nas lojas com a finalidade de apresentações artísticas, acrescido do ZZ de Jazz. As influências musicais como Hermeto Pascoal, Miles Davis, John Coltrane e Charles Mingus.
Criada pelo maestro, compositor, arranjador e saxofonista Letieres Leite, em 2006, a Orkestra Rumpilezz é um grupo de percussão e sopro, onde tanto as composições quanto os arranjos são concebidos a partir das claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano.
As composições são inspiradas nos toques dos Orixás do culto do Candomblé até as grandes agremiações percussivas, como Ilê Ayê, Olodum e Sambas do Recôncavo, dentre outras referências rítmicas. O acompanhamento é feito por uma orquestra de sopro, trazendo uma formação próxima das big bands, sendo assim concebida em um estilo atual, com influência jazzística, onde as improvisações também marcam presença, com isso são associadas às trilhas cinematográficas.
Nas composições as inspirações melódicas procuram ser fiéis às células rítmicas nas quais os instrumentos de sopro também desempenham um papel percussivo. O selo Biscoito Fino será responsável pelo primeiro lançamento do grupo.
A Orquestra Rumpilezz, se apresenta, todas as segundas-feiras no Teatro Jorge Amado às 20h30min, no projeto “Ensaio da Rumpilezz”. O teatro fica localizado na Av. Manoel Dias da Silva, No. 2111, Pituba.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

Be Sociable, Share!