Folclore na Bahia

Rosilda Cruz 26/08/2009 Comentários

Francisco Soza

A ilustração é de Franciso Soza, revela os mitos e lendas do folclore brasileiro. Curipira, Saci-Pererê, Boitatá, Caipora, Barba Ruiva, Negrinho do Pastoreio, Iara, Vitória Regia, Gralha Azul, Boi da Cara Preta, Barba Ruiva e a Mula Sem Cabeça.

Foi em 1842 que apareceu, pela primeira vez, em forma impressa, a palavra folclore. Foi William John Thoms, sob pseudônimo de Ambrose Merton quem sugeriu em artigo publicado na revista Atheneum que o termo folclore substituísse o que se chamava na Inglaterra de Antiguidade Popular ou Literatura Popular.

Desde então, a palavra folclore recebeu diferentes significados que têm sido modificados e melhorados. Alguns especialistas dizem ser a palavra
folclore, um dos termos mais utilizados no mundo. No entanto, considera-se folclore como a expressão da maneira de pensar, sentir e agir de um povo.

Cultura Baiana

A Bahia é, sem dúvida, um dos estados que mais valoriza as manifestações públicas do folclore. São festas religiosas ou não, procissões, jogos, danças e representações que exteriorizam as crenças e os costumes de um povo alegre e muito místico. A grande maioria dessas manifestações são religiosas ou tiveram origem em práticas de fé católica ou africana. Mas, existem também aquelas que apresentam os costumes dos escravos, a resistência contra a escravidão, a cultura indígena e muito mais.

As manifestações folclóricas funcionam como berço da arte e cultura baiana, pois permitem a criação e recriação das suas formas de representação. Em contrapartida, a cultura produzida a cada dia alimenta, enriquece e renova as antigas tradições, tornando-as cada vez mais atrativas.

Não se pode pensar somente em Salvador quando se fala em manifestações folclóricas baianas pois em todo o estado pode-se encontrar, ao longo do ano, particulares formas de manifestação da alma do povo baiano.

Se Salvador tem o Carnaval e a Festa do Bomfim, Cachoeira tem as Irmandade da Boa Morte, Santo Amaro tem o Maculelê, Armação tem a Puxada de Rede, Uauá tem o Reisado, São Félix tem o Samba-de-Roda.

Sem dúvida, a Bahia é o grande berço brasileiro da cultura popular e o seguro recanto das tradicionais manifestações folclóricas que caracterizam e contam a história deste país.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.2/10 (82 votes cast)

Folclore na Bahia, 7.2 out of 10 based on 82 ratings

Be Sociable, Share!

Comentários

  1. davi disse:

    É muito maneiro!

  2. gabi disse:

    I LOVE
    YOU

  3. cris disse:

    E Maragojipe tem uma gama cultural imensa. Inclusive foi intitulada recentemente Cidade da Cultura.

  4. Rhana disse:

    muito massa

  5. marta disse:

    eu achei interesante d+ adoooooooooooooooorooo!!!!!!!!

  6. emil disse:

    o folclore e legal

  7. ANGELICA disse:

    NO FOLCLORE EXISTEM VÁRIAS LENDAS INTERESSANTES

  8. jaque* disse:

    gostei é um bom site para valorizar o cultura da bahia

  9. vivian souza disse:

    A Bahia é linda..por isso me orgulho de ser baiana….somos um povo mtu rico

  10. Karolayne disse:

    Gostei,mas eu acho q devia ter mais coisas

  11. Sim, e estamos trabalhando para melhor atualizar e dispor de informações o nosso site! Colabore!
    Muito obrigada

  12. chriss disse:

    legal pra karamba!
    gostei geral;)

  13. dayy disse:

    muito massa adorei aprendi muito

  14. claiver disse:

    maneiro muito legal

  15. Toninho Clemencio disse:

    Será q por aqui eu tenho jeito de arrumar nome e e mail de grupos folcloricos do estado da bahia – ba. . .