Cultura afro-brasileira

Rosilda Cruz 13/11/2010 Comentários
Cultura afro-brasileira
Negros jogando capoeira no Brasil (Rugendas, c. 1830).
Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.
Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.
Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje.

Cultura afro-brasileiraOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Negros jogando capoeira no Brasil (Rugendas, c. 1830).Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.2/10 (6 votes cast)

Cultura afro-brasileira, 8.2 out of 10 based on 6 ratings

Be Sociable, Share!

Comentários

  1. Poliana disse:

    Rosi minha linda,
    adorei tuuuuudo neste site, sou baiana, mas infelizmente moro em São Paulo á 17 anos, lembro de algumas coisas de minha terra, afinal vim pra cá com 8 anos.
    Adorei ver e reviver coisas que fazem parte de minhas memórias, de minha raiz.
    Faço dança afro aqui em sp, sou filha D’Osún, busco a cada dia conheçer a minha ancestralidade.

    Agradeço por esta relíquia que é seu site.

  2. bruna taysnara disse:

    Rosi eu achei muito lindo olha eu sou de Mantenópolis.